domingo, 31 de outubro de 2010

Brinde de feriado!

Empadinhas fingidas de queijo e iogurte

Ingredientes


50 g de queijo ralado
150 g de iogurte natural
3 pezinhos de salsa
3 colheres de sopa de azeite
150 g de farinha
50 g de pinhões
1 colher de chá de fermento em pó
1 ovo
Sal e pimenta a gosto
Margarina

Modo de preparação:

 

Tritura-se a salsa e envolve-se com o azeite. Mistura-se e peneira-se a farinha com o fermento. Mistura-se numa tigela, os preparados da salsa e farinha, juntando o queijo, o sal e a pimenta. Fica de reserva.
Bate-se, num recipiente à parte, o ovo com o iogurte. Junta-se a massa que se reservou, os pinhões e mistura-se bem.
O preparo vai a pequenas formas que se barrou com margarina. Vai ao forno pré-aquecido a 180ºC até as empadinhas ficarem alouradas. Serve-se com uma salada.
Bom Apetite!

sábado, 30 de outubro de 2010

Sugestão para combater a melancolia provocada pela chuva e o frio!

No meu caso, em particular, quando o tempo está como hoje, muito chovoso e ventoso, só me apetece estar no meu quentinho, com o meu gato, Bolota, deitado no meu colo a tirar uma linda soneca!
Nestes dias o que sabe deliciosamente bem é um chocolate quente, um biscoito acabado de fazer...mas ainda melhor é fazer castanhas cozinhas com erva doce. Fiz ambas as coisas hoje, biscoitos e castanhas cozidas. Experimente, aquece num instante, e é tão delicioso! Pode sempre acompanhar as castanhas com uma bebida deliciosa - a famosa jeropiga!
Uma excelente sugestão para combater o frio!


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Primeira Ementa da Semana

Entrada - Ovos recheados

Ingredientes:
  • 8 ovos
  • 100 g salmão
  • 100 g atum em conserva
  • 3 filete(s) de anchova
  • 1 limão
  • 50 g margarina
  • 3 c. sopa maionese
  • sumo de limão
  • alcaparra(s)
  • azeitona(s)
  • q.b. salsa picada
  • azeite
  • q.b. sal
  • q.b. Pimenta

Modo de preparação:

  1. Cozer os ovos, descascá-los e cortar a meio no sentido longitudinal.
  2. Retirar as gemas e passá-las por um passador fino.
  3. Deitar metade das gemas passadas numa tigela e misturar com o atum picado, os filetes de anchova, um pouco de azeite, sal, pimenta e a maionese, devendo ficar uma massa compacta e macia. Encher com ela metade dos meios-ovos.
  4. Misturar a outra parte das gemas com a manteiga amolecida, o salmão picado, a salsa e algumas gotas de sumo de limão. Mexer energicamente, para ficar bem ligado, e encher o resto das claras.
  5. Dispor no prato de serviço, decorando de maneira diferente - nos que têm salmão podem fazer-se um biquinhos com manteiga e clara cozida picadinha e nos outros fica bem alcaparras e azeitonas picadas.
Bom Apetite!

Sopa de Beterraba, rica em Ferro

Ingredientes
100g Cebola (1unid.) 160g Nabo (1 unid.) 250g Batata (3unid.) 200g Beterraba (1 unid.) 20 ml Azeite (2c.sopa) 200ml Leite M/G (1 copo) 2g Sal (1c.café) 500 ml Água
 
Modo de preparação:
Descascar as batatas, a cebola, a beterraba e o nabo. Lavar e cortar tudo em pedaços. De seguida colocar todos os ingredientes numa panela, com a água e o sal, e deixar cozer durante 15 minutos. Adicionar o leite e rectificar o sal. Deixar ferver mais 5 minutos, adicionar o azeite no final e servir de imediato.


Nota nutricional:
Sabia que a beterraba contém flavenóides com poder antioxidante semelhante à Vitamina C, diminuindo o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular?
Bom Apetite!

Prato Principal - Borrego estufado com ervilhas

Ingredientes:
1 kg de carne de borrego (pescoço, aba, perna ou mão)
1 dl de azeite
2 cebolas
6 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de colorau
1,5 dl de vinho branco
1 ramo de hortelã
1,100 kg de ervilhas
sal & pimenta
 
Modo de preparação:

1. Levar um tacho ao lume com o azeite e deixar aquecer. Alourar os pedaços de borrego no azeite e depois retirá-los.
2. Juntar as cebolas e os dentes de alho picados, a folha de louro partida, o colorau, sal e pimenta. Deixar refogar um pouco até a cebola quebrar. De seguida, adicionar os pedaços de borrego alourados e o vinho branco. Tapar o tacho e deixar cozinhar lentamente.
3. Quando a carne estiver tenra adicionar água quente, deixar levantar fervura e adicionar as ervilhas e a hortelã picada. Rectificar os temperos.
Bom Apetite!


Sobremesa

Mousse enformada de queijo fresco e morangos

Receita para 6 a 8 pessoas

Ingredientes:

4 Folhas de gelatina;
Água
500g de morangos
1/2 Limão
6 Queijos frescos
100 + 20g de Açúcar
2 Claras
3 a 4 Kiwis

Modo de preparação:

Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria.
Lave os morangos, retire-lhes os pés e reserve alguns para decoração. Junte aos restantes o sumo de limão e triture-os com a varinha mágica. Bata o queijo fresco com 100g de açúcar até obter um creme. Escorra a gelatina, derreta-a no microondas durante 10 segundos na potência máxima e adicione-a ao puré de morangos, mexendo bem. Junte o puré de morangos ao creme de quijo. Bata as claras até ficarem em espuma, junte-lhes o restante açúcar e continue a bater até estarem bem firmes. Envolva delicadamente as claras no creme de queijo e morangos. Corte os morangos reservados em fatias e disponha-os sobre o fundo de uma forma rectangular ou distribua-os por formas individuais. Deite o creme preparado nas formas e leve ao frigorifico até prender completamente.
Para desenformar, mergulhe rapidamente a forma, ou formas, em água a ferver e vire sobre o repeciente onde vai servir. Sirva com os kiwis descascados e cortados em fatias.

Bom apetite!

A arte de bem cozinhar!

Eu criei este blog para exprimir a minha paixão pela arte de bem cozinhar.
Pretendo publicar post com visões diferentes de arte de cozinhar de outros paises, as suas culturas, tradições e história. Até mesmo do nosso país, Portugal.  
Espero conseguir inspirar  e divertir curiosos na arte da cozinha com as receitas que irei publicar!
Estou disponível para aceitar receitas que queira que sejam partilhadas, para isso, basta enviar as suas sugestões para o meu endereço electrónico (que se encontra no lado direito do blog, na área Acerca de mim).

Bons cozinhados!